SEMENTE DE DEUS

SEMENTE DE DEUS

PERSONAGENS:

  1. JESUS: Trajes de época
  2. NICODEMOS: Trajes de época
  3. DANIELA: estudante, ambiciosa, materialista, ex-evangélica.
  4. MÁRCIO:  estudante, viciado em drogas, alienado, sem religião, avó evangélica.
  5. CECÍLIA:  estudante, inconstante, sincretismo religioso (mistura várias crenças).
  6. CRISTINA:  estudante, sofrida, tendência suicida.
  7. ROSANE: irmã de Cristina, dona-de-casa, serva de Deus.
  8. FIGURANTE: Alex.

Dica: Para ficar bem natural, atualizar as gírias e expressões regionais. A “deixa”, parte final grifada, sinaliza o momento da fala da outra pessoa.

 1o ATO

(JESUS ENTRA E CAMINHANDO E GESTICULANDO ENQUANTO CONTA A PARÁBOLA. OUTRA OPÇÃO: JESUS LÊ O TEXTO COMO VOZ OCULTA, ENQUANTO OUTRO FAZ O SEMEADOR EM TRAJE DE AGRICULTOR MODERNO).

JESUS: “Escutai a parábola do semeador. Certo semeador saiu a semear. E, quando semeava, parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque a terra não era funda. Mas, saindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. Outra parte caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram. Outra caiu em boa terra, e deu fruto: uma semente produzindo a cem, outra a sessenta e ainda outra a trinta por um. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” (Mat. 13:1-23).

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

2o ATO

(É NOITE. TRÊS ESTUDANTES DO II GRAU VOLTAM DA ESCOLA).

DANIELA:  Gente, a prova foi uma moleza! Mandei bem!

MÁRCIO:  Moleza? Que isso, aquela prova tava difícil demais. Nunca fui chegado a Matemática… E aquele professor, quando entra na sala… Me dá vontade de pular pela janela!

CECÍLIA:  O quê? Num me diga que ocê foi mal!!

MÁRCIO: Eu me ferrei! Esqueci de fazer cola e ainda me deu um branco…

DANIELA:  Deu um branco?…  Se você não estudou já tava tudo em branco! Rsrsrs…

CECÍLIA:  Ô Márcio, se não sabia nada,  como é que ocê me passou cola?

MÁRCIO: Aí, mana, cê que pediu… Meu lance é ajudar quem pedir…

CECÍLIA:  Ah, não… E eu rezei tanto pra conseguir uma cola boa!…

DANIELA:  Nó, Cecília, que vacilo! Mas o Márcio te ajudou mesmo… Te ajudou a afundar! (risos)

CECÍLIA: Cadê a Cris?

DANIELA: Está terminando a prova… olha a figura aí…

CRISTINA: Gente, que prova difícil! Minha cabeça tá até doendo…

MÁRCIO: Também, só usa uma vez por mês!… Tá enferrujando!… (risos)

CRISTINA:  Ah! Mário, num me enche não, que eu num tô boa hoje não…

DANIELA:  Não tá boa hoje?  Tem um tempão que você tá assim…

CRISTINA:  Assim como?

DANIELA: Você tá sempre de baixo astral, sempre de mal com a vida, na maior “deprê”…

CRISTINA:  É, você falou tudo, tô mesmo de mal com a vida… Aliás, é a vida que tá de mal de mim!

MÁRCIO:  Iiii, qual que é Cris, que papo é esse?  Eu já te dei toque pro cê sair dessa, mas parece que cê gosta de ficar na “deprê”!… Meu lance é otro,  é a maior viagem…

CRISTINA: Ah, não, Márcio, já vem ocê com esse papo de fumo outra vez! Eu já encarei esta parada, mas só consegui me engasgar. Sai fora desta, cara, enquanto pode… ocê ja tá viciadão!

MÁRCIO:  Que viciado o quê!  Eu sei o que eu tô fazendo, tá tudo dominado, num esquenta não!…

CECÍLIA:  Eu vou chegar, minha velha tá me esperando, de plantão. Tchau, gente!

CRISTINA:  Tchau, Cecília!  Amanhã eu passo na sua casa!

ALEX: (Figurante, grita de longe) Mário!

MÁRCIO:  Eu também  vô nessa, falô… (SAI COM ALEX)

CRISTINA:  Eu acho que o Márcio tá mexendo com crack, ele tá muito estranho…

DANIELA: Não sei, não… Ele tá esquisito mesmo…  E você, o quê que tá pegando, heim?…

CRISTINA:  Não sei, Daniela, se eu soubesse ficava mais fácil… Tô num sufoco aqui dentro, é uma vontade de sair correndo sem rumo, de sumir, de gritar, sei lá…  Tá faltando alguma coisa… Não acho o sentido desta droga de vida…

DANIELA:  Que é isso, Cris,  vai entrar numa de horror?  Quer achar o sentido da vida? O sentido da  vida é você ter um alvo à sua frente, um objetivo pelo qual lutar, entendeu?  Aí, você traça um caminho em direção àquele objetivo, aquilo que você quer e que se dane o resto!… O meu sonho eu já te falei, quero ser uma grande empresária cheia da grana… Por que você acha que eu tô ralando nesta escola? Eu tracei meu rumo e não vou sair fora de jeito nenhum! E ai de quem atravessar no meu caminho, eu passo por cima!  É isso que te falta, entendeu?!

CRISTINA:  É, ocê tá esquecendo a barra que eu enfrento? Todo dia eu vejo o sofrimento da minha mãe, ela dá um duro danado pra criar os filhos sozinha! Meu pai vive bêbado, escornado nalgum canto, só traz problemas… Eu ajudo como posso, mas o que eu ganho na fábrica é uma mixaria… E você ainda vem me falar em sonho? Que futuro você acha que eu vou ter? Você acha que eu quero casar e acabar igual a minha mãe?  Prefiro morrer…

DANIELA: E você acha que eu também não tenho problema em casa? Só que eu não tô nem aí pro meu pessoal, é cada um na sua… Que se danem! Quer saber, tá difícil te entender, você pensa muito pequeno!…

CRISTINA: É, ninguém está com paciência pra me escutar… Mas tudo bem… Já tô acostumada… Este final de semana a gente não vai se ver, eu vou viajar pra casa da minha irmã, eu e a Cecília. Falô, tchau!

DANIELA: Isso, passeia mesmo e vê se relaxa, falô? Tchau!

 ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

3o  ATO

 

(CENÁRIO: MESA COM CADEIRAS, COM TOALHA, FRUTEIRA e uma bíblia. CRISTINA e CECÍLIA chegam à casa de ROSANE, que está varrendo a calçada. Cumprimentam-se.)

ROSANE: E então, foram bem de viagem?

CRISTINA:  Fora a Cecília que enjoou um pouquinho, tudo bem.

CECÍLIA:  Ai, não via a hora de chegar…

CRISTINA:  E aí, como vão as coisas?

ROSANE:  Está tudo bem, graças a Deus!

 

CRISTINA:  E as crianças?

 

ROSANE:  Os meninos estão na Escola, o Antônio tá no serviço,  chega lá pelas sete horas. Vamos entrar, gente! Senta aqui!

CECÍLIA:  E vocês estão gostando de morar aqui?

ROSANE:  No início a gente estranhou muito, sabe como é, a gente saiu de uma cidade grande para uma pequena… Custamos a adaptar. Mas agora está uma bênção, agora eu entendo que foi Deus que nos trouxe pra cá.

CECÍLIA:  Por que?

ROSANE:  A Cristina sabe como era complicada a nossa vida, eu e o Antônio estávamos quase nos separando, a gente brigava demais! Era ciúme, desconfiança, um monte de dívidas… O Antônio não paravaem emprego… Euvivia nervosa e descontava tudo nas crianças!…  Resumindo: nossa vida era um inferno!

Eu rezava, rezava e nada… Aí teve um dia que eu resolvi falar com Deus de uma maneira diferente, eu rasguei o verbo, falei tudo que veio ao meu coração! Eu disse: Ó Deus, se o Senhor existe mesmo, eu quero que o Senhor me escute agora. Eu quero que o Senhor mude a minha vida, o meu casamento, muda o Antônio… Eu não agüento mais essa vida, não acredito que o Senhor pôs a gente no mundo só pra sofrer! Eu tenho vontade de morrer… Eu queria que fosse tudo diferente!…  Nunca falei com o Senhor assim, diretamente, se eu falei alguma besteira, me perdoa… Por favor, me ajuda meu Deus, me ajuda!…

CRISTINA:  E aí? O quê que aconteceu?

ROSANE:  Aí eu comecei a ler uma Bíblia que eu tinha há muito tempo e nunca tinha lido e Deus começou a falar no meu coração…

CECÍLIA:  Deus falou com você?  Como assim?

ROSANE:  Através da Palavra! O primeiro texto que eu li estava falando que Deus ama os sinceros e atende os que o buscam de todo coração. Então eu fiquei alegre porque ele não ficou bravo pelo jeito que eu falei com ele, mas ele quer que a gente seja sincera e fale o que está sentindo.

CRISTINA:  Ah, se eu falar o que estou sentindo, Deus não vai gostar nem um pouco…

ROSANE:  Que isso, Cris, antes de você falar ele já sabe o que está no seu coração, não tem como esconder nada de Deus! Deixa-me ler um texto pra vocês, que me tocou muito, está em João capítulo 3…  Fala de um homem chamado Nicodemos que foi procurar Jesus…

(DIMINUI A LUZ. ROSANE ABRE A BÍBLIA, COMEÇA A LER O TEXTO E VAI ABAIXANDO A VOZ. CONTINUA FAZENDO MÍMICA DE LEITURA DURANTE A CENA PARALELA, ONDE A LUZ É MAIS FORTE).

CENA PARALELA:

NICODEMOS:  “Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus. Pois ninguém poderia fazer estes sinais miraculosos que tu fazes, se Deus não fosse com ele.

JESUS: Em verdade, em verdade te digo que quem não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

NICODEMOS: Como pode um homem nascer, sendo velho? Poderá voltar ao ventre da sua mãe e nascer?

JESUS: Em verdade, em verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, mas o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de eu te dizer: Necessário vos é nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai.  Assim é todo aquele que é nascido do Espírito. Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, da mesma forma importa que o Filho do homem seja levantado, para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.  Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.”

(JESUS CONTINUA CONVERSANDO BAIXO COM NICODEMOS ENQUANTO SAEM DE CENA)

ROSANE: E isto significa que Deus mandou seu Filho nascer como homem para pagar a sentença de morte que era nossa e através do sacrifício dele nós possamos ter a vida eterna. E isto não é por merecimento, porque ninguém merece, todos somos pecadores. Não é pelo nosso esforço, porque nada que a gente faça compra a vida eterna. O preço de nossa vida é tão alto, mas tão alto pra Deus que ele nos comprou com o sangue de seu Filho derramado por nós. Nossa mente é muito pequena pra compreender um amor tão grande!

CRISTINA:  Então  a gente não precisa fazer nada pra ter vida eterna?

ROSANE:  A gente não precisa fazer nada é pra ficar separado de Deus, pois Jesus disse que quem não nascer de novo não entra no Reino de Deus, lembra? Você precisa crer nele, mas confiar mesmo! Vou dar um exemplo: (FICA EM POSIÇÃO QUASE SENTADA, A UNS VINTE CENTÍMETROS DA CADEIRA) Se eu não confiar nesta cadeira não vou me sentar completamente e fico apoiando meu peso em minhas pernas. Quem acha que vai ser salvo porque é do bem está confiando em si mesmo, em suas obras e anula o sacrifício de Cristo. Mas chega um momento em que a pessoa não aguenta mais tanto esforço. Jesus disse “Vinde a mim e encontrareis descanso para a alma…”. (ROSANE SE ASSENTA) Eu só descanso quando eu confio!

CRISTINA:  É disso que eu estou precisando, começar tudo de novo, uma nova vida. Não estou suportando minha vida, já pensei em sumir, em morrer…

ROSANE:  Credo, Cristina, nem fale nisso!… E você, Cecília, também quer uma vida nova, quer nascer de novo?

CECÍLIA:  Olha, eu sempre rezei muito, fui em muitas igrejas, já fui me benzer muitas vezes… Busquei em muitos lugares, mas não encontrei a paz que você encontrou!

ROSANE:  Sabe por que? É porque esta paz a gente não encontra em nenhum lugar, mas numa pessoa, em Jesus! Sabe, a gente ouve falar de Jesus desde criança e se torna um religioso. Eu sempre imaginava um Deus distante, lá no céu. Mas ser cristão é diferente, é ser discípulo. O discípulo tem um relacionamento chegado com Deus, relacionamento de amigo… A gente passa a ser habitação de Deus. O religioso admira Jesus de longe, mas o discípulo tem Jesus como Mestre, obedece tudo o que ele ensinou. Isto é nascer de novo, pois a fé e a obediência a Deus transformam a nossa vida.

CECÍLIA:  Você fala muito bonito, dá vontade de conhecer Deus assim como você… Mas eu já fiz tanta coisa errada… Deus não vai me perdoar…

ROSANE:  Ele perdoa sim, Cecília! Tá lá em João capítulo um: “se confessarmos os nossos pecados ele é fiel para nos perdoar e nos purificar…” Quando a gente se arrepende de verdade o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado! Quem nasce de novo é como um bebê, tem ficha limpa!

CRISTINA:  Então eu quero ter a chance de começar tudo de novo, do zero!

CECÍLIA: Já que isto é possível, eu também quero! É bom demais pra ser verdade!

ROSANE:  Mas é verdade! É como um casamento, Jesus disse o “sim” pra humanidade lá naquela cruz e agora está esperando a gente dizer “sim” pra ele. É uma decisão muito séria, se vocês querem mesmo façam esta oração comigo:

Senhor Jesus, eu confesso o que creio em meu coração, que o Senhor é o Filho de Deus e morreu na cruz em meu lugar, mas está vivo, pois ressuscitou. Jesus, perdoa meus pecados, lava-me com teu sangue. Vem morar no meu coração agora e ser meu Senhor. Muda tudo que precisa ser mudado em mim, dá-me uma nova vida. É em teu nome que te peço, Jesus. Amém!

Vocês precisam continuar buscando conhecer a Deus… Eu tenho buscado e tenho recebido muitas bênçãos! Ah, e nunca deixem de orar e meditar na Palavra de Deus, porque é assim que a gente cresce espiritualmente… Vocês agora não são deste mundo, vocês pertencem ao Reino de Deus! Amém?

CRISTINA E CECÍLIA: Amém! (TODAS SE ABRAÇAM EMOCIONADAS).

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

4O ATO

(CENÁRIO: MESA E CADEIRAS USADAS EM BARES. DANIELA ESTÁ ASSENTADA, TOMANDO UM REFRIGERANTE APÓS A AULA.)

MÁRCIO:  E aí, beleza?

DANIELA:  Beleza… Você matou aula de novo, heim?

MÁRCIO:  Cara, esse lance de escola todo dia não tá com nada! Eu tô na boa, tipo assim…  a vida é curta e é pra curtir!

DANIELA:  É, mas o ano já está acabando, você vai ganhar é uma grande bomba de presente de Natal!…  Olha quem tá chegando… E aí, passearam pra caramba, heim?

CECÍLIA:  Quem pode, pode!  Agora é que estamos passeando mesmo, nas nuvens…

CRISTINA:  Nós não pactuamos mais com o sistema deste mundo… A gente nasceu de novo!…

MÁRCIO:  Que isso? Onde é que cês fumaram este? Esse é doido, eu quero um!!

CECÍLIA:  Iiiii, Márcio, ocê só pensa em droga? Não é nada disso!

CRISTINA: Senta aí, que a gente explica.  O lance é o seguinte:  nós tivemos uma experiência diferente este final de semana, uma experiência espiritual. Nós fizemos um pacto com Deus, a gente entregou nossa vida pra Jesus! É, ele nos deu uma vida nova… e agora eu tenho a vida eterna!…

CECÍLIA:  É isso mesmo, eu tô sentindo uma alegria, uma paz que eu nunca conheci!

CRISTINA: Eu também!  Aquela angústia que eu tava sentindo, aquela vontade de morrer, vocês lembram? Acabou tudinho, eu nunca me senti tão leve!

MÁRCIO: Que lance é este de vida eterna, cara… cês num vão morrer, viraram zumbi?

DANIELA:  Iiii  Márcio, larga de ser burro, não é nada disso!  Vida eterna significa que a pessoa vai morrer só no corpo, o espírito vai viver com Deus eternamente, entendeu?

CRISTINA:  Uai, Daniela, então você já conhece a Palavra? Que bom!!!

DANIELA:  Eu ia muito à Escola Bíblica com minha mãe, desde menina, mas num tô indo mais não…

CECÍLIA:  Porque que ocê parou, ir na igreja é tão bom, a gente ta aprendendo tanta coisa sobre Deus!

DANIELA:  Não tô tendo tempo, não,  vocês sabem que eu trabalho muito, estudo muito… Eu tenho outras prioridades e tenho que ralar muito! Não sou alienada como algumas pessoas por aí…

MÁRCIO: Êeee… Porque que cê tá olhando pra mim?… Cada um leva a vida do jeito que tá a fim… Eu num tô ligado nessa parada não, mas a minha vó… Cara, ela é muito chegada em Deus, ela disse que já viu anjo, a maior doidera, cara, só que ela fica pegando no meu pé, tipo assim, “cê tem que aceitá Jesus senão cê vai pro inferno!”  Aí, quando ela vem pregar pra mim e eu caio fora. Já pensô, se eu viro crente? A galera me detona, cara! Eu acho assim, religião é cada um na sua, futebol e religião não se discute!!…

CRISTINA:  Se fosse um assunto qualquer seria bobagem discutir, mas estamos conversando sobre a pessoa mais importante do universo.  Ninguém aqui tá querendo discutir religião, porque religião não salva ninguém. Quem salva a gente é Jesus, ele disse: “eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai até o Pai, se não for por mim”… Então a verdaderia religião é Jesus!

CECÍLIA:   (INTERROMPE)  Aííí, Cris, cê tá entendida, heim?

CRISTINA:  Eu andei lendo muita coisa na Bíblia e sabe o que Jesus falou? Ele disse que todo mundo um dia vai estar perante Deus e vai prestar conta de tudo o que fez de certo ou de errado, de bom ou de mau… E por falar nisso, amanhã eu vou na igreja, vamos?

MÁRCIO:  (LEVANTA-SE AO AVISTAR ALEX QUE O CHAMA NUM CANTO) . Não vai dar não, Cris, você é sangue bom, mas sem essa de igreja, tá? Océ tá pior que a minha vó… Eu vô dá um rolé por aí… fui!

CRISTINA:  Eu também tenho que ir.    (TODOS SE LEVANTAM.) E aí Dani, vamos com a gente amanhã no estudo bíblico?

DANIELA:  Eu… é… Não vou poder, não, tenho que estudar, e tenho um monte de coisas pra resolver…  Tchau!  (VAI SAINDO).  Cuidado, heim, você está ficando fanática….

CRISTINA:  Que fanática, o quê…  Você viu? Todos os dois já conheciam a Palavra de Deus e estão desprezando…  Amanhã eu passo na sua casa pra gente ir pro estudo…

CECÍLIA:  Não sei… Acho que não vai dar…

CRISTINA:  Você também? Pensei que estava gostando…

CECÍLIA:  Sabe o que é, Cris, eu pensei que ia ser mais fácil seguir a Jesus, mas a minha família não entende, eles são muito tradicionais…  Tá a maior pressão em cima de mim… Eles acham que eu tenho que seguir Jesus só do jeito que eles me ensinaram desde criança, não aceitam que eu pense diferente…  Os meus primos… As minhas amigas, todos estão pegando o meu pé, estão falando isso que a Daniela falou: que eu vou ficar fanática!

CRISTINA:  Bem, Cecília, quem quer seguir Jesus, não pode ficar em cima do muro, é tudo ou nada. Não há ninguém neste mundo mais importante pra mim do que Deus e ninguém vai tirar do meu coração o amor que eu tô sentindo por ele. Eu não estou importando com o que vão pensar de mim! Esta é a escolha mais importante da sua vida e ninguém pode decidir por você.

CECÍLIA:  É, eu sei…

CRISTINA:  Só quero te dizer uma coisa: quando a gente está numa mesma situação durante anos e não está satisfeito, não está feliz, tem mais é que buscar uma mudança… Jesus não iludiu ninguém, ele avisou que seus seguidores seriam perseguidos. Quando a gente se posiciona no exército de Deus o inimigo tentará de todos os meios nos desanimar.

CECÍLIA:  Eu sei, eu sei…. Falô… Tchau!

CRISTINA:  Tchau…

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

5O ATO

(MÚSICA DE FUNDO PARA CADA PERSONAGEM. ENTRA UM DE CADA VEZ E APÓS A FALA FICA CONGELADO NUM DOS QUATRO CANTOS DO PALCO.  PRIMEIRO ENTRA MÁRCIO DOPADO, DESARRUMADO E SUJO. TEM  MOMENTOS DE ALUCINAÇÃO, VÊ UM MUNDO COLORIDO, MAS  DEPOIS PASSA A VER PESSOAS E MONSTROS QUE O PERSEGUEM. QUANDO PASSA O EFEITO, ENTRAEM CRISE DEPRESSIVA.)

MÁRCIO: Que manero… que massa! Pode crê… pô, demais, cara, demais…  vem cá, pode vim… te peguei… tá tudo bem… (PAUSA).Não… não… você não!  Vai embora, te manda!  Sai!  Me larga, me larga, cara!  Pára de me perseguir! Sai pra lá, sai fora! Sai!(CAI E “APAGA” POR ALGUNS SEGUNDOS, DEPOIS COMEÇA A GRITAR E SENTA). Ai, ai, ai minha cabeça, ai, ai…  Eu preciso cherá mais, eu preciso… eu preciso ou vou enlouquecer… vô ter que robar, a grana acabou, vou ter que robar!  Ai, ai… Vai começar tudo de novo, que vida maldita, eu tenho que sair desta… eu não consigo sair… Não consigo, mas eu tenho que sair desta… Eu vou é dar um fim na minha vida…  Ai, que dor!…

(ENTRA DANIELA APRESSADAMENTE CARREGANDO OBJETOS DE ESCRITÓRIO. OLHA CONSTANTEMENTE PARA O RELÓGIO).

DANIELA:  Estou atrasada de novo, eu não posso me atrasar!  Não passa nem um táxi, que coisa! Que vida corrida!… Mas eu vou conseguir tudo que quero!  Ah, quando eu tiver mais grana,  bastante grana na mão tudo vai mudar! Todos vão se dobrar aos meus pés, vão ter que colocar tapete vermelho pra eu passar!  E eu vou ter todo mundo aqui, ó, comendo na minha mão! O segredo é ter grana, não há nada nem ninguém que o dinheiro não compra!…  (PAUSA, MUDA TOM DE VOZ)    Bem, só não consegui comprar amigos de verdade… É, nem paz… Minha vida tem sido estresse e solidão… Mas tudo tem um preço a se pagar e se este é o preço, eu vou pagar… Só não vou desistir do meu objetivo… Táxi, táxi!

(CECÍLIA ENTRA COM UMA VELA NA MÃO E SUSSURRA POR ALGUNS SEGUNDOS, REZANDO).

CECÍLIA:  Eu preciso acender esta vela pro meu santo predileto…  É, eu fui lá no terreiro de novo… Ah, eu tava precisando de uma ajudinha extra, tudo sempre dá errado na minha vida!…  Tô cheia de mau olhado, olho gordo, o povo é muito invejoso… Aliás, estão invejando não sei o quê! Eles acham que minha vida é boa demais, que é uma maravilha!… Mas aqui dentro, só eu sei como está… Minha família agora tá em paz comigo, mas eu mesma não sei o que é paz… Sabe o que eu vou fazer? Eu vou é comprar uns duendes, uns cristais, tipo os que eu vi na novela… Tem que dar certo… Eu vou tentar tudo que aparecer pra ver se espanta esse baixo astral…

(CRISTINA ENTRA COM UMA BÍBLIA NA MÃO, AJOELHA-SE E COMEÇA A ORAR).

CRISTINA:  Meu Pai querido, eu te louvo, eu te amo! Tu és tudo para mim, és meu Senhor!  Tenho passado por aflições, tu sabes das minhas lutas, mas não tenho olhado para as circunstâncias, tenho olhado somente para ti, Senhor.  Jesus, tu és o meu caminho e meu alvo, ajuda-me a não me desviar de ti. Tens me sustentado e  fortalecido, te agradeço e te louvo por tua paz…

( MÚSICA SUAVE AO FUNDO. ENQUANTO CRISTINA ORA, JESUS ENTRA E FAZ GESTOS, CHAMANDO OS DEMAIS PERSONAGENS, QUE DEMONSTRAM DUREZA DE CORAÇÃO E REJEITAM JESUS, VIRANDO DE COSTAS PARA ELE.).

CRISTINA: Jesus, eu intercedo agora pelos meus amigos. Eles estão distantes de ti…  Senhor, toca naqueles corações, ele precisam de ti… Toca na vida da Daniela, Senhor…  Ela está iludida e não sabe o quanto precisa de ti… Jesus, eu clamo por tua misericórdia, vá de encontro àquelas vida, onde quer que esteja… Espírito Santo, toca naquela vida…  Toca na vida do Márcio, liberta aquela vida! Ele está no fundo do poço, só ele que não percebe! Convence o Márcio do quanto ele precisa de ti para se libertar das drogas! Senhor… Tem misericórdia…  Senhor, toca na vida da Cecília, salva a Cecília… Tira toda cegueira espiritual… Ela está mais preocupada em agradar às pessoas do que a Ti…

Senhor, eles conheceram a tua palavra, receberam a tua semente no coração… Todos eles receberam a tua semente…

O que aconteceu com aquelas vidas, Senhor?…  Porque não permaneceram? Por que a tua semente não frutificou neles, como tem frutificado em mim?

(À MEDIDA QUE JESUS NARRA A EXPLICAÇÃO DA PARÁBOLA, APROXIMA-SE E INDICA OS PERSONAGENS CORRESPONDENTES.  NA PARTE DA BOA TERRA ESTENDE A MÃO PARA CRISTINA, QUE SE LEVANTA. NO FINAL FALA PARA A IGREJA).

JESUS:  “Escutai vós, pois, a parábola do semeador. (APONTA MÁRCIO)  Ouvindo alguém a palavra do Reino e não a entendendo, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado no caminho;

(CECÍLIA)  Porém o que foi semeado entre as pedras é o que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; Mas não tem raiz em si mesmo; antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição por causa da palavra logo se escandalizam;

(DANIELA)  E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;

(CRISTINA)  Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; E dá fruto, e um produz cem, outro, sessenta, e outro, trinta.

(PARA A IGREJA)  Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. (ERGUE A MÃO DE CRISTINA,EM SINAL DE VITÓRIA)  Nisto é glorificado meu Pai: que deis muito fruto!  E assim sereis meus discípulos!

SUGESTÃO DE MÚSICA FINAL, TODOS CANTAM NO CORO:

SEMENTE DE DEUS  (Letra e música: Leila Lança)

A CHUVA DESCE DO CÉU

PRA LÁ NÃO PODE VOLTAR

SEM PRIMEIRO REGAR A TERRA

FAZENDO A SEMENTE BROTAR

PARA O FAMINTO SACIAR

ASSIM A PALAVRA QUE SAI

DA BOCA DO SENHOR

VAZIA NÃO VOLTARÁ

SEU PROPÓSITO CUMPRIRÁ

JESUS É A SEMENTE DE DEUS

SEMEADA NO CORAÇÃO

DEIXE-A GERMINAR

CRESCER, FRUTIFICAR

SUA VIDA VAI SE TRANSFORMAR

E VOCÊ VAI RENASCER!

FIM

(Leila Regina Lança de Oliveira)

4 comentários sobre “SEMENTE DE DEUS

  1. Boa noite,desculpe , não sinta-se ofendida mas sim reflita sobre a minha opinião …boa parte do que você escreveu sem dúvida é verdade pois eu concordo que a nossa vida deve ser constantemente para exaltar o nome de Jesus Cristo, ele é o nosso salvador, libertador, pastor e guia. Ele é o único que apacenta nós cristãos que pertencemos a este rebanho maravilhoso, Jesus realmente é o único que nos liberta de todo e qualquer mal deste mundo e ele é o único que é o caminho , a verdade e a vida pois foi enviado por Deus,pai celestial ,bondoso e misericordioso. Contudo o seu texto poderia ser alterado em certa parte pois ele se manifesta com tom totalmente preconceituoso a partir do momento que você diz que a personagem CECÍLIA é uma estudante, insegura, inconstante, católica. Quando você passa essa informação é como se você estivesse falando que essas características são características evidente naqueles que são Cristãos Católicos já que a personagem já citada é exposta como uma católica que vive sem oração e isso não é característica de nós católicos.Pois está verdadeiramente na religião católica não é simplesmente ir a missa aos domingos e muito menos ficar apenas como um mero espectador do Cristianismo, ser católico eu sei que é VIVER INTENSAMENTE EM JESUS Cristo, orando, rezando, jejuando. Digo isso por que sou católica e me sentir muito ofendida e principalmente senti que você ofendeu cada irmão católico como eu , o desrespeito fica evidenciado principalmente no trecho da sua peça que a personagem que você diz ser católica diz: ” Eu preciso acender esta vela pra todos os santos, não posso esquecer de nenhum… Ô, meu santinho, não fica bravo comigo… É, eu fui lá no terreiro de novo…Ah, eu tava precisando de uma ajudinha extra, tudo sempre dá errado na minha vida!… Tô cheia de mau olhado, olho gordo, o povo é muito invejoso… Aliás, estão invejando não sei o quê! Eles acham que minha vida é boa demais, que é uma maravilha!… Mas aqui dentro, só eu sei como está… Minha família agora tá em paz comigo, mas eu mesma não sei o que é paz… Sabe o que eu vou fazer? Eu vou é comprar uns duendes, uns cristais, tipo os que eu vi na novela… Tem que dar certo… Eu tenho que tentar tudo que aparecer pra ver se espanta esse baixo astral…”
    O seu texto está desrespeitando a religião católica e pior está desrrespeitando cristãos que creem e vivem em JESUS CRISTO, nosso amado salvador . Por isso aproveito o espaço para explicar para você detalhes que talvez você não saiba . Nós Católicos adoramos e colocamos a nossa vida nas mãos de Jesus Cristo e a cada dia buscamos a verdadeira felicidade que está somente em Cristo Jesus…por isso quando vocÊ coloca a personagem CECÍLIA como uma católica que vai a um terreiro , acredita em olho gordo e volta seu olha apenas para rituais , sem dúvida alguma VOCê ESTÁ distorcendo a imagem dos Católicos pois enquanto católica eu sei que o nosso olhar deve sempre e somente está acima de tudo voltado para o nosso Santo Deus e NÃO às falsas doutrinas como rituais misticos, supertição e muito menos a um terreiro pois estas coisas não significam nada para o reino de Deus.
    Acredito que a sua peça seria muito mais linda se fosse para exaltar verdadeiramente o nome de nosso Senhor e salvador e não para acabar com a imagem de pessoas que não pertencem a sua religião. Eu creio que o nome de nosso senhor deve ser sempre exaltado sem que inverdades sejam levantadas. Por isso peço que você realmente publique este comentário e principalmente passe a respeitar as ovelhas do senhor que não pertencem a sua igreja. Digo isso com muito respeito pois amo cada irmão mesmo que ele não seja católico e por isso eu o respeito. Desejo então que vocÊ também passe a nos respeirtar.

    Que Deus sempre te abençoe e purifique sua vida.
    Abraços. Danielle Gomes(Cristão/Católico)

    • Olá, Danielle! Desculpe a demora em responder-lhe, mas coloquei minha resposta junto com a da Sumaya, favor conferir acima. Obrigada! Um abraço!

  2. a peça teatral é muito interessante, mas percebi algumas coisas que que são generalizadas e um pouco confusas, por exemplo: existe um trecho que aborda a salvação por meio de Jesus e não pela religião, que a questão não é a própria religião. ótimo concordo plenamente, mas ao final percebi que vc deixa bem claro que a sua religião é a melhor.??????
    e vc confunde catolicismo com umbanda, santos com entidades…
    falo isso, pq sou católica, renovada e carismática, nunca frequentei terreiros e fiz oferenda, sigo o mesmo Pai, Filho e Espírito santo que os evangélicos , tenho problemas como todos os seres humanos na face da terra, mas eu e minha família servimos ao Senhor e compreendemos e aceitamos nossas cruzes como provações deste mundo. sabemos o sentido da fé, justiça e amor. por isso não me vi como semente jogada no meio de espinhos ou mesmo na beira da estrada. E aproveitando para explicar um pouco as diferenças entre nossas religiões, nós católicos assim como João na cruz, recebemos pelas mãos do próprio Jesus, por doação e adoção, a sua mãe, que significa para nós não um pedaço de pedra que faz milagres, mas um exemplo de entrega plena e confiança em Deus, uma mulher que foi escolhida por não ter pecados e ser cheia da graça de Deus, como o próprio anjo Gabriel anunciou. O Senhor deixou o DNA dessa mulher ser o DNA do filho único Dele, vc já parou pra pensar… que aquele santo sangue derramado pela remissão dos seus pecados e a salvação do mundo tinha o Dna desta mulher? sim pq Jesus na cruz ainda era humano, homem, divino, mas homem…então Maria não é uma mulher qualquer para nós. nas escrituras, lemos que ninguém vai ao Pai senão por Jesus, sim acreditamos pq precisamos acreditar neste cordeiro imolado e redentor, nós acreditamos que Maria intercede á JESUS para chegar ao Pai, por isso em nossas orações pedimos que ela ROGUE por nós. por isso, qdo vc ver uma imagem, de Maria ou até mesmo dos santos da igreja; elas são apenas símbolos e representações como memória, exemplo de santidade neste mundo de seres como nós, que entregaram suas vidas literalmente a serviço do Senhor. Deus não está sozinho no céu, existe uma milíca celeste, uma tropa de intercessores por nós: o próprio Jesus, anjos,querubins, santos e Maria tb está lá … Jesus na cruz disse ao condenado da cruz ao lado:_”hoje mesmo vc estará comigo no reino do céu!” vc acha que Jesus qdo Maria morreu fez o q com ela? devemos a ela no mínimo respeito e gratidão. vc já pensou no dia em q chegar lá? se der de cara com ela? q irá falar? ainda é tempo de respeitá-la, não precisa amá-la nem mudar de religião, apenas aceitar a importância dela através da obediência do seu SIM.
    a paz de Jesus esteja com vc!

    • Olá, Sumaya! Desculpe a demora em responder-lhe, fiquei alguns meses sem mexer no blog devido alguns problemas, inclusive de saúde. Aprecio sua sinceridade e o temor do Senhor transparentes no seu comentário. Perdoa-me se a ofendi. Mudei alguns trechos na peça, não desejo de forma alguma ofender a ninguém em qualquer área, muito menos em sua fé. Só quero esclarecer que a criação da personagem Cecília foi inspirada em pessoas que conheci, infelizmente existem os que misturam várias crenças divergentes e não firmam sua fé em Deus, e isto em muitas igrejas cristãs, mas em momento algum afirmei que a Cecília representa todos de qualquer crença que seja. Não defendo na peça nenhuma denominação religiosa, a palavra religião significa religar, por isso a minha religião é Cristo, é quem me liga a Deus Pai. O que tento passar com a personagem Cristina é que seguir a Cristo significa viver em constante busca de Deus, como Jesus ensina no livro de João capítulo 15. E Maria, mãe de Jesus, é um exemplo disto, um exemplo de fé, humildade, submissão, consagração a Deus. Claro que ela está no céu, pois fez confissão de Deus como seu salvador: “A minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador” (Lucas 1:45-47). Se Deus a salvou, todos que dissermos SIM para Jesus o carregamos em nosso interior pela fé, e também somos salvos! Pena que não estivéssemos presentes na época em que Cristo viveu para presenciarmos tudo que o Pai revelou por meio de seu Filho. Ainda bem que ele inspirou seus discípulos a escreverem seus ensinos e temos em nossas mãos hoje, onde aprendemos que temos um intercessor conosco, o Espírito Santo enviado por Deus: “Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.” (Romanos 8:26, 27). E temos também um intercessor no céu: “Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas? Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.” (Romanos 8:32-34). Jesus nos ensinou que podemos pedir em nome dele diretamente ao Pai. Ele diz em João 15, que aquele que está conectado a ele como o galho a uma videira pedirá e receberá, pois conhece a vontade de Deus, portanto pede em sintonia com esta vontade: “… a fim de que tudo que pedirdes ao meu Pai em meu nome ele vos conceda.” (João 15:16; também 14:13; 15:7; 16:24). Jesus não ensinou a pedir a outros, nem aos anjos, pois a intercessão dele e do Espírito Santo é completa e perfeita (Hebreus 7:25). Ele é nosso Advogado junto ao Pai (1ª de João 2:1). No Salmo 91 diz que Deus é quem dá ordens aos anjos para nos livrar. Os capítulos 1 e 2 de Hebreus tem por objetivo mostrar o lugar correto dos anjos, pois algumas pessoas os colocavam acima do próprio Cristo. Em Hebreus 1:14 diz que são “espíritos ministradores enviados para servir os salvos”, muitos anjos dirigiram-se aos homens trazendo mensagens, mas não há na Palavra nenhuma orientação para nos dirigirmos a eles pedindo qualquer intercessão. Se julgarmos necessário acrescentar algo ou alguém à intercessão de Jesus, estamos julgando-a incompleta e imperfeita. Assim como na salvação da humanidade, ele é o único mediador: “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (1ª Timóteo 1:5). Deus lhe abençoe!

Os comentários estão desativados.