FESTA CAIPIRA: ANIMANDO A FESTA!

 

FESTA CAIPIRA: ANIMANDO A FESTA!

 

 (Ver outras sugestões na festa “Arraiá do Mi” neste blog)

 

É importante que a festa tenha programação com atividades variadas para que as pessoas não se desanimem indo embora cedo, mas  interajam e queiram participar da próxima festa.

 

1.     CORREIO ELEGANTE – Enfeitar uma caixa onde estará escrito “Correio Elegante”. Colar em um dos lados um bolso onde estarão papéis recortados em diferentes tamanhos para os bilhetes. Noutro lado outro bolso contendo algumas canetas. Anunciar que todos poderão escrever mensagens para alguém e os melhores bilhetes serão premiados em duas categorias: “belezura” e “engraçadice”. Os bilhetes serão lidos aos poucos durante a festa, sendo que os mais criativos serão separados em um envelope. Classificar seis, sendo três no quesito “belezura” e três no quesito “engraçadice”. Um de cada quesito será escolhido através de jurados ou de aplausos e será premiado. Todos os destinatários poderão pegar seus bilhetes no final. Sugestão de prêmio: uma pamonha (ou outra comida típica).

 

2.     CONCURSO COMEDIANTE CAIPIRA – Anunciar o concurso no início da festa, pedindo que os participantes se inscrevam para receberem orientação. Prosseguir com a programação enquanto os participantes se preparam.  

Preparação: cada inscrito receberá por sorteio duas a três piadas, que deverão ser contadas em estilo caipira. Deverão adaptar os temas e contexto das piadas para personagens caipiras. Não poderão ser lidas. 

Desenvolvimento: O comediante deverá apresentar-se, desenvolver com criatividade o texto dado e despedir-se. Limitar a duração máxima conforme o tempo disponível. 

Julgamento: O caipira mais engraçado será escolhido através de jurados ou de aplausos e premiado, podendo ser premiada separadamente a categoria feminina e a masculina. Sugestão de prêmio: um “kit caipira” – uma cesta contendo um pé-de-moleque, uma pamonha, algumas palhas de milho ou outra folhagem com uma etiqueta onde estará escrito “papel egiênico ecológico”, um pente de bolso, um sabugo de milho com uma etiqueta onde estará escrito “buxa de banho”, etc.

 

 3.     CAIPIRA ESPERTA – dança das cadeiras

 

Os casais formarão uma roda, as mulheres por dentro. Os casais vão girando batendo palmas. Quando a música parar as mulheres deverão correr para o centro da roda e os homens tentarão segurá-las sem sair de seus lugares. As que forem pegas deixarão a roda com seus pares e quem escapar volta para seu par. Pedir que todas as mulheres dêem um passo à frente ficando ao lado de um novo par, evitando assim que combinem com seus acompanhantes de não segurá-las. Recomeça a brincadeira e a cada rodada pedir que troquem novamente de par. Quando restarem apenas seis mulheres, fazer ao centro um círculo com cinco cadeiras, sendo que a partir daí as mulheres permanecerão ao lado das cadeiras. Quando a música parar elas tentarão se assentar e a que não conseguir sai da roda. Continuam até restar uma vencedora, a caipira mais esperta. Depois será a vez dos homens. Sugestão de prêmio: uma barra de ouro (uma rapadura embrulhada em papel dourado).

 

 4.     CHICOTINHO QUEIMADO – Antes do início da festa esconda duas bandeiras pequenas, uma azul e uma vermelha. Dividir os participantes em dois grupos, podendo ser os homens contra as mulheres. Cada grupo terá um guia, que sabe onde está a bandeira destinada àquele grupo, sendo que um não pode pegar a bandeira do outro.  Dado o sinal, o guia vai dizendo que o grupo está frio enquanto estiverem longe da bandeira. Quando se aproximarem cerca de dois metros, dirá que está morno. Quando se aproximarem cerca de um metro, dirá que está quente e deixará que a encontrem. O grupo que encontrar primeiro deverá gritar: “CHICOTINHO QUEIMADO, AMENDOIM TORRADO!”. A pessoa que pegar a bandeira será premiada, ou todo o grupo. Sugestão de prêmio: um vale para gastar com as comidas típicas.

 

 5.     CAMPEONATO DE CUSPE – Traçar uma linha no chão, os participantes serão numerados e ficarão enfileirados atrás da linha. Todos recebem uma uva de mesmo tamanho, ou outra pequena fruta, ou azeitona. Anunciar que o melhor cuspidor receberá o prêmio de um milhão! Um de cada vez colocará a fruta na boca e a cuspirá o mais longe possível. Colocar juízes dos dois lados da pista para observarem e um marcará o local onde a uva caiu antes de rolar, escrevendo o número do participante. Se houver bastante espaço, poderá ser considerado o local onde a uva parar. Uma opção mais rústica: ao invés de fruta, usar um pedaço de guardanapo de papel que será mastigado e cuspido. Sugestão de prêmio: um milhão… Cozido!

 

 6.     TORPEDINHO PREMIADO – Fazer cocadinhas, cajuzinhos, copinhos com mingau de milho, copinhos de goiabada com requeijão, e outros docinhos. Escrever mensagens de amor e de amizade em pequenos papéis colados em palitos de dente e espetá-los nos docinhos. Alguns doces terão no fundo da forma, escrita na parte de dentro a palavra “vale outro!”. Colar um pedaço de fita adesiva transparente sobre a palavra para impermeabilizar. Anunciar num cartaz: “Compre um docinho. Encontrando um torpedinho premiado, ganhe outro!”. Sugestões de torpedos (em linguagem caipira):

 

“Apaixonei pelo brio dos seus zói!”

“Meu coração por ti bati

Como um caroço de abacati!”

“Meu coração, não sei pruquê

Bate feliz quando vê ocê…”

“Você é mais doce que este doce!”

“Friendis forevi… 

Amigos pra sempre!” 

“Meu coração por ti… gela, 

Meu zói por ti remela!”

“Meu coração por ti não bate… Apanha!”

“Amigo é coisa pra se guardar

Do lado esquerdo do peito…”

“Morena linda, frô do meu jardim!” 

“Tua pele é linda,

Teus beiço mais ainda!”

“Êta moreno ajeitado, sô!”

 

OUTRAS SUGESTÕES DE PRÊMIOS:

 

– Um galo com roupa de time (uma pequena bandeira presa às costas e fita no pescoço com símbolo do time, como uma medalha).

– Uma galinha com laço de fita cor-de-rosa.

– Um pintinho numa cestinha feita de garrafa pet.

 

Um comentário sobre “FESTA CAIPIRA: ANIMANDO A FESTA!

Os comentários estão desativados.