RENOVANDO MINHA MENTE

MEDITE NESTAS PALAVRAS COM CORAÇÃO ABERTO PARA CRER NESTES PRINCÍPIOS, ATÉ QUE ALCANCEM SEU ENTENDIMENTO E TRANSFORMEM SEUS PENSAMENTOS!

 

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rom. 12:2)

 “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4:12)

   

PENSAMENTO ERRADO

PENSAMENTO DE DEUS

Meu senso de valor está na minha aceitação pelas pessoas Meus senso de valor e dignidade são satisfeitos em Deus.

Isaías 49:15 “Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, me não esquecerei de ti.”

 Sal. 27:10 “Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me recolherá.”

Isa. 49:16 “Eis que, na palma das minhas mãos, te tenho gravado.”

 

Não sei se Deus me ama Recebo o amor de Deus pela fé.

I João 4:16 “E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.”

Tenho medo de perder o amor de Deus. Nada pode me separar do amor de Deus.

Rom. 8:38-39 “Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Tenho medo de amar as pessoas e elas me fazerem sofrer. O perfeito amor lança fora todo medo. Amor é incondicional, nada exige.

I João 4:18 “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.”

I Cor. 13:5-8  “O amor não busca seu próprios interesses. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha.”

 

Preciso fazer algo para ser justo diante de Deus e merecer seu amor. Fui justificado pela fé, através do sacrifício de Jesus.

Gal. 2:16 “…o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo.”

I Cor. 6:11 “…mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.”

Não sou digno do favor de Deus. Deus não me trata segundo o merecimento, ninguém merece as bênçãos de Deus. Tudo que recebo dele é pela graça.

Sal. 103:10-18 “Não nos tratou segundo os nossos pecados”.

Efésios 2:8,9 “Pela graça sois salvos, por meio da fé.”

Hebr. 4:16 “Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.”

Não consigo sentir o perdão de Deus.

 

Primeiro recebo o perdão pela fé e então me sentirei leve e livre.

Miquéias 7:18,19 “…dos nossos pecados não se lembra mais.”

I João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça.”

Não tenho forças para enfrentar meus problemas. Deus não permite a tentação além do que posso suportar.

I Coríntios 10:13 “Fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis resistir.”

Isa. 40:29-31  “Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.”

Preciso ter autoconfiança. Preciso confiar em Deus e crer que ele me capacita.

Fil.3:3 “…e não confiamos na carne.”

Jer. 17:5,7 “Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor. Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor.”

Sou muito fraco, pequeno e falho para ser usado por Deus. Meu valor está no Deus que habita em mim e Ele usa quem se dispõe.

I Cor. 1:27-29 “Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.”

Não consigo viver sem ansiedade, sinto o peso dos meus problemas e os dos outros. Deus quer que eu apresente a ele as minhas necessidades e que entregue a ele todo o peso.

Sal. 55:22 “Lança teu fardo sobre o Senhor e ele te sustentará.”

Mat. 11: 28-30 “Vinde a mim todos que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei.”

Fil. 4:6,7 “Não andeis ansiosos por coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.”

Devo ter feito algo para merecer o sofrimento. Há sofrimentos que não são conseqüências de erros meus, mas toda provação coopera para minha maturidade.

Mat. 5:11,12 “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.”

Tiago 1:3,4  “A provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.”

Rom.8:28  “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.”

Aquele que me feriu tem que me recompensar. Deus recompensará o prejuízo sofrido e tratará cada um segundo as obras.

Isaías 49:4 “Eu mesmo disse: debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças; todavia, o meu direito está perante o Senhor, a minha recompensa, perante o meu Deus.”

Isaías 61:7,8  “Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria. Porque eu, o Senhor, amo o juízo e odeio a iniqüidade do roubo; dar-lhes-ei fielmente a sua recompensa e com eles farei aliança eterna.”

É impossível ser feliz sem possuir as coisas que quero. Deus quer que eu reformule meus valores. Minha alegria está nele, por isso aprenderei a viver contente em qualquer situação.

Filip. 3:1,7 “Alegrai-vos no Senhor. O que para mim era lucro, considerei-o perda por causa de Cristo.”

Filip. 4:11-13 “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; posso todas as coisas naquele que me fortalece.”