P

 PRESENTES PARA O REI

 

“Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo”.

Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino. Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo.  Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.”  (Mateus 1 e 2 – Bíblia NVI)

 

Quem eram os magos? Eram homens eruditos, sábios que se destacavam na matemática, na astronomia, astrologia, alquimia e religião. Costumavam ser conselheiros das cortes reais, e um dos deveres era estudar as estrelas a fim de antecipar o nascimento de qualquer novo governante que pudesse ameaçar o reino.

 

OURO foi um dos presentes trazidos pelos magos. No templo de Jerusalém Deus mandou revestir de ouro o Santo dos Santos, o lugar onde manifestava sua presença. Lá ficava a arca da aliança, que também era revestida de ouro. As bacias e vasos usados nos cultos eram feitos de ouro. O ouro é um metal precioso, de grande valor, simboliza realeza. A nova Jerusalém descrita em Apocalipse é toda de ouro, inclusive suas ruas.

No reino de Deus, OURO simboliza pureza, santidade. Assim deverá ser a vida do servo do Senhor: pura e preciosa, como o ouro purificado pelo fogo.

O INCENSO é obtido da resina de uma árvore odorífera, que depois de seca é moída. Ao ser queimado libera um agradável perfume. No templo de Jerusalém era feito com várias plantas e colocado no altar do incenso. Todos os dias eram feitos sacrifícios de animais, por isso o incenso era queimado de manhã e à tarde, perfumando o ambiente.

O apostolo Paulo disse: “graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento; porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos”. (II Cor. 2:14-16 – Bíblia NVI)

Assim como o nosso corpo se não for higienizado exala mau cheiro, também uma pessoa carnal, escrava do pecado, exala mau cheiro diante de Deus, cheiro de morte. Mas quando recebemos Jesus passamos a ter fragrância de vida. Quanto mais nos parecermos com o Filho, mais agradáveis diante do Pai.

A MIRRA é uma substância aromática que se ajuntava ao óleo usado para ungir os sacerdotes. Servia também para perfumar as vestes e os leitos. Quando Jesus estava na cruz ofereceram-lhe vinho com mirra como anestésico, mas ele recusou beber. A mirra foi usada para ungir o corpo de Jesus e também era usada para embalsamar os mortos.

O apóstolo Pedro disse que os filhos de Deus são “sacerdócio real… povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (II Pe. 2)

Fomos ungidos como o óleo do Espírito para levar as pessoas a buscarem a Deus. O Espírito Santo é também consolador, ele nos anestesia mediante as dores da vida.

 

Ouro, incenso e mirra, estes três presentes nos lembram a trindade. O ouro lembra a presença santa de Deus Pai, o incenso lembra o sacrifício de Jesus e a mirra lembra a unção do Espírito Santo.

Os magos fizeram uma longa viagem para levar seus presentes e prostrados adorar o Rei Jesus. E você? Tem adorado este Rei? O presente que ele deseja é o seu coração, sua vida no altar. O presente que Jesus quer é sua santidade. Ser santo significa ser separado. É Deus quem te santifica, mas você precisa desejar a santidade, buscar a santidade em Deus. Separar-se de tudo que te afasta de Deus. Isto é ouro.

O presente que ele quer é a purificação dos seus pecados. Quando você se arrepende o sangue de Jesus te purifica e sua oração e sua adoração sobem como agradável cheiro ao Pai. Isto é incenso.

O presente que ele quer é que você tenha o óleo do Espírito, seja morada do Espírito e exale em todo lugar o perfume de Cristo. Isto é mirra.

NATAL! Tempo de fazer novos propósitos espirituais!

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s